segunda-feira, 7 de junho de 2010

Sabedoria


Tiago 1:2-12

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma cousa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos. O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos. Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”.

Peça pra Deus te dar sabedoria. Ele é o professor dos professores. Ele é o Deus do impossível. É Ele quem nos capacita, renova nossas forças e nos faz caminhar em segurança. Se existe algo em nossas vidas que nos exige capacitação e sabedoria, devemos esperar de Deus. Pois Ele nos guarda na palma de Suas grandes mãos. Atente seus ouvidos para ouvir Sua poderosa voz. Não dê ouvidos a pessoas com tendências negativas ou pessimistas porque elas tiram de você seus sonhos e desejos mais maravilhosos! Aqueles que o Senhor colocou no seu coração. Sempre se lembre do poder das palavras. Porque tudo o que você falar, ouvir e ler irá afetar suas ações. Portanto: seja sempre POSITIVO! E acima de tudo: SEJA SURDO QUANDO AS PESSOAS DIZEM QUE VOCÊ NÃO PODE REALIZAR SEUS SONHOS. Sempre pense: “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”!


(Raquel Di Camargo)


“Quem pode conhecer a mente do SENHOR? Quem é capaz de lhe dar conselhos? Quem lhe deu lições ou ensinamentos? Quem lhe ensinou a julgar com justiça ou quis fazê-lo aprender mais coisas ou procurou lhe mostrar como ser sábio?Pois pela graça é que sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós, é o dom de Deus,” - Isaías 40:13 e 14

A sabedoria de Deus é a capacidade sobrenatural existente em Deus de reunir seus atributos de tal maneira que realiza o seu propósito predeterminado da melhor maneira possível. Esta capacidade é de fato especial pois Ele é o único que pode fazer isso.

Quando falamos de sabedoria estamos falando muito mais do que conhecimento. O muito conhecer não é ter sabedoria e sim saber como lidar com o conhecimento, isso sim é sabedoria.

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” Romanos 11:33-36

Ninguém é mais sábio que DEUS

Este texto resumi muita coisa pois, ninguém é mais sábio que Deus. Qual triste é quando vemos uma pessoa que por ter muito conhecimento se acha sábio e pode cair no erro de achar que tudo deve acontecer por meio desta pessoa, para esta pessoa, achando que tudo deve ser para ela. Pois que fique em claro: Ninguém é mais sábio que Deus!

A Sabedoria de Deus é única pois é: reveladora, que ordena e detalhada.

A Sabedoria de Deus é Evidente

Na criação – Salmos 104:24

Na salvação – 1 Coríntios 1:19-29

Em Jesus Cristo – Colossenses 2:3 / 1 Coríntios 1:30

Na Igreja – Efésios 3:8-11

A Sabedoria de Deus e a Sabedoria do Mundo

A uma grande diferença entre a sabedoria de Deus e a sabedoria do mundo e Tiago relata isto muito bem. Ser sábio biblicamente não significa necessariamente ser culto e ser capaz de armazenar muitos conhecimentos. Por isso, quando precisar de conselho não vá necessariamente a pessoa mais culta que você conhece. Poderá neste caso encontrar apenas uma “ignorância sofisticada”. A pessoa mais culta nem sempre é a mais sábia. A sabedoria de Deus é andar e não falar. Veja Tiago

“Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.” – Tiago 3:13-17

Ou seja, visivelmente diferente da análise humana que muitas vezes é feita para diagnosticar uma pessoa sábia. E mais, assim como há sabedoria celestial há também a sabedoria infernal (diabólica). Esta sabedoria (infernal) tem resultados visíveis: ambição invejosa e egoísta. Ela se promove, destruindo as outras pessoas para poder subir. É orgulhosa e enganadora produzindo divisão ao invés de união.

A sabedoria que vem de Deus é pacífica e produz união. É moderada, tratável (pronta à ouvir instrução), cheia de misericórdia e de bons frutos (oferecendo ajuda prática aos outros) é imparcial e sem hipocrisia (mascarada).

Se você tem tomado os caminho errado com relação ao entendimento sobre o que é sabedoria, admita o erro e volte seus olhos a Deus pois do alto vem toda sabedoria…

Celso Bertoni (http://venhaoteureino.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário