terça-feira, 18 de maio de 2010

Restituição

Restituição, Do latim restitutio, de restituere (restituir, restabelecer, devolver), é originalmente tomado na mesma significação de restabelecimento, reintegração, reposição ou recolocação. Nesta razão, na terminologia jurídica, restituição, em acepção comum e ampla, quer exprimir a devolução da coisa ou o retorno dela ao estado anterior.
Desse modo, restituir é devolver, dar de volta, ou recolocar a coisa em mãos de seu legítimo proprietário ou em poder de quem licitamente deve estar. neste aspecto,a restituição funda um direito e gera uma obrigação. (Fonte: De Placido e Silva, Vocabulário Juridico, p. 715, 15ª ed. 1998)


Restituição é corrigir uma situação. Deve-se fazer com justiça. A Bíblia diz em Êxodo 22:9 “Em todo caso de transgressão, seja a respeito de boi, ou de jumento, ou de ovelhas, ou de vestidos, ou de qualquer coisa perdida de que alguém disser que é sua, a causa de ambas as partes será levada perante os juízes; aquele a quem os juízes condenarem pagará o dobro ao seu próximo.”
Pecamos contra Deus quando enganamos ao nosso próximo. A Bíblia diz em Levítico 6:2-5 “Se alguém pecar e cometer uma transgressão contra o Senhor, e se houver dolosamente para com o seu próximo no tocante a um depósito, ou penhor, ou roubo, ou tiver oprimido a seu próximo; se achar o perdido, e nisso se houver dolosamente e jurar falso; ou se fizer qualquer de todas as coisas em que o homem costuma pecar; se, pois, houver pecado e for culpado, restituirá o que roubou, ou o que obteve pela opressão, ou o depósito que lhe foi dado em guarda, ou o perdido que achou, ou qualquer coisa sobre que jurou falso; por inteiro o restituirá, e ainda a isso acrescentará a quinta parte; a quem pertence, lho dará no dia em que trouxer a sua oferta pela culpa.”
Deus requer confissão e retribuição nas injustiças. A Bíblia diz em Números 5:5-7 “Disse mais o Senhor a Moisés: Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher pecar contra o seu próximo, transgredindo os mandamentos do Senhor, e tornando-se assim culpado, confessará o pecado que tiver cometido, e pela sua culpa fará plena restituição, e ainda lhe acrescentará a sua quinta parte; e a dará àquele contra quem se fez culpado.” (http://www.jesusvoltara.com.br/info/restituicao.htm)


O Senhor é capaz de nos restituir tudo aquilo que nos foi roubado. Seja qual for o seu problema; eu não conheço as suas necessidades, mas o Senhor conhece. E Ele te restituirá. Trará às tuas mãos TUDO aquilo que lhe foi tirado. Cabe a você crer, declarar sua vitória e o mais difícil: ESPERAR!
Não desanime!
Por mais que você não possa ver, e até mesmo nem consiga sentir, você está no colo de Deus!
E Ele te diz: “-Esperai e saber que Eu sou Deus!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário